top of page
Buscar
  • Foto do escritorEdleusa Mesquita

Saiba Qual Profissional Procurar para Atendimento Psicológico

Atualizado: 16 de ago. de 2021

Se você se depara com dúvida de qual profissional da saúde mental procurar, tire suas dúvidas aqui sobre a competência de cada um. Não, você não é louco, apenas precisa de orientação, apoio, direcionamento, mas com a pessoa capacitada para isso.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 9,3% da população sofrendo com esse transtorno. Um levantamento feito pela plataforma online de saúde mental Vittude indica que 86% dos brasileiros têm algum tipo de distúrbio psicológico.


Os cuidados com a saúde mental ganharam espaço na comunidade médica durante o século 21. A quebra do tabu em relação à importância de ter uma mente saudável fez com que alguns profissionais adquirissem relevância no setor, tornando o trabalho essencial para o cotidiano da população.


Conheça profissionais da saúde mental:


Psiquiatria

Psiquiatras são alguns dos responsáveis por cuidar da saúde mental. Psiquiatria é a área da medicina destinada a cuidar de transtornos psicológicos e comportamentais. O profissional desse setor precisa realizar seis anos de formação médica e uma residência especializada por pelo menos mais três anos.


Além de atender a casos mais comuns de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, o psiquiatra é responsável por avaliar e indicar tratamentos medicamentosos para quadros de esquizofrenia, dependências químicas, bipolaridade e transtornos alimentares.


Psicologia

É um profissional formado em psicologia, ciência que estuda o comportamento e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos. A graduação é de cinco anos e visa a permissão para tratar problemas ligados à mente humana, a partir de diferentes técnicas.


As abordagens do tratamento são feitas a partir de conversas e técnicas psicoterápicas. Assim, poderão identificar a raiz do comportamento disfuncional e da saúde mental do paciente.


Essa análise leva em consideração as dimensões sociais, psíquicas e biológicas. A partir disso, apresenta-se ferramentas e formas de transformações para que o paciente leve uma vida mais saudável e equilibrada.


Em geral, o tratamento é feito por meio da junção da fala e observação. O acompanhamento pode durar meses ou anos, dependendo das condições e evolução do paciente. Uma diferença central é que o psicólogo não receita medicamentos e, quando necessário, encaminha o paciente para psiquiatras.


Psicanálise

É um campo clínico e de investigação teórica da psique humana com origem na medicina. Por meio da psicanálise o psicanalista busca a origem dos problemas mentais e emocionais do paciente para que o mesmo possa tratá-la de forma eficaz.


A psicanálise tem como objeto de estudo o inconsciente. Acredita-se que nós, ao tomarmos consciência dos nossos pensamentos inconscientes, podemos liberar traumas, emoções e experiências reprimidas. Com o autoconhecimento aprendemos a lidar melhor com nossos transtornos mentais, neuroses e psicoses.


Foi-se o tempo em que apenas as pessoas com sérios transtornos mentais faziam sessões de psicanálise. A psicanálise é indicada para todos aqueles que querem aprender mais sobre si, portanto, a qualquer momento você pode procurar um psicanalista para iniciar uma sessão de psicanálise, uma vez que não existe contra indicação para esta terapia.








Fonte: Educamais, Secad, Brasil Escola, Psiquiatria BH, Abrasme, Unyleya, Ministério da Saúde e Summit Saúde.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page