top of page
Buscar
  • Foto do escritorEdleusa Mesquita

Conhecer é saber !

Apenas 5 motivos da importância do servidor público na sua vida. Não critique, conheça o trabalho dedicado a você.


por Edleusa Mesquita

O servidor público pode contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do município, estado e país mediante a suas ações, visando atender às solicitações do cidadão sempre que possível e que deve esforçar-se para fazê-lo, com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.


Servidor público qualificado, capacitado e dedicado é o melhor investimento que a sociedade pode fazer, pois garante uma Gestão Pública eficiente e eficaz, trabalhando exclusivamente em prol do cidadão.


Não há serviço público de qualidade sem servidor público comprometido com o trabalho, pois é inquestionável a relevância da atuação do servidor público, pois o seu principal diferencial é o de cuidar do que é de todos nós.


Não se constrói uma democracia e um país organizado, que atenda as necessidades e anseios da população de forma digna, sem o servidor público competente, bem remunerado, tratado com respeito e dignidade e ao mesmo tempo compromissado com sua missão de servir bem ao público indistintamente.


O servidor público tem um papel decisivo na Gestão Pública, pois sua missão é a de servir o interesse coletivo, demonstrando comportamento inquestionável, mantendo sigilo e ética.


Nesse momento de pandemia conseguimos visualizar com maior clareza 5 motivos da importância do servidor público:


1 - Serviços essenciais não pararam para poder te atender. Profissionais da saúde e da segurança pública, trabalharam diuturnamente para atender as demandas sociais, tanto na área da saúde incansavelmente para salvar vidas, quanto na segurança atendendo os números de violência familiar que aumentou nesse período. E comprovadamente a saúde pública estava mais preparada para atender a crise pandêmica, com especialistas e orientações à sociedade;


2 - São os servidores públicos que, mesmo em teletrabalho ou escala de serviço, continuou atender a população nos serviços de habilitação, e demais documentações veiculares;


3 - O poder judiciário desacelerou um pouco com o teletrabalho, porém não parou de trabalhar, ao mesmo tempo em que a defensoria pública (advogado que o Estado oferece ao cidadão) teve um aumento de demandas devido ao aumento da violência e a falta de vagas em hospitais para casos críticos de saúde;


4 - Em escala de serviço, ou seja, com horários reduzidos os servidores que trabalham para calcular e manter os impactos financeiros (botijão de gás, combustível, preços dos alimentos) bem como para equilibrar as contas do estado, levavam serviços para casa, para que seu imposto não aumentasse ainda mais;


5 - Professores, mesmo não estando em sala de aula, tiveram que se adaptar (como o aluno) num novo modelo de ensino, de forma on-line, com planejamento diferenciado para que a turma não disperse ou desmotive aplicação de aula na forma virtual.


Todos esses serviços são vistos pelo cidadão, mas não valorizados porque sempre estiveram disponível. Com essa crise epidemiológica, percebemos o quão é importante o conjunto desses trabalhos para que possamos ter uma vida normal. Se será normal daqui para frente não sabemos, mas iremos valorizar mais a atividade funcional de cada cidadão.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page